quarta-feira, 4 de março de 2015

TABUAS DE MADEIRA SÃO MAIS SEGURAS PARA ALIMENTOS


Tábuas de madeira são mais seguras para alimentos


O Instituto de Pesquisas da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) realizou um estudo que comprovou que o único material que reage, eliminando bactérias, é a madeira


Por décadas, os cozinheiros nas casas e nos restaurantes foram aconselhados a usar o plástico em vez de madeira em tábuas de corte para a segurança dos alimentos. O medo era que as bactérias causadoras de doenças iriam ser absorvidas na madeira da tábua de cortar e depois contaminar outros alimentos cortados no mesma tábua.

Tornou-se um padrão a ser seguido entre os "especialistas", que as tábuas de  plástico são mais seguros do que a madeira para a preparação de comida, porque,como o raciocínio, o plástico é menos hospitaleiro às bactérias.

Parece razoável, mas não é assim, de acordo com dois cientistas da University of Wisconsin-Madison's Food Research Institute.

Dean O. Cliver e Nese O. Ak, microbiologistas de alimentos no College of Agricultural and Life Sciences, descobriram que de alguma forma ainda desconhecida, tábuas de madeira matavam bactérias que sobrevivem em placas de plástico.

"Esta descoberta foi de cara contra a sabedoria predominante", diz Cliver. "Não é o que eu esperava. Nossos objetivos originais eram aprender sobre a contaminação bacteriana das tábuas de madeira e encontrar uma forma de descontaminar a madeira de modo que seria quase tão seguro como o plástico. Não foi isso que aconteceu. "

Cliver é rápido em apontar que os cozinheiros devem continuar a ter cuidado quando lidar com os alimentos e lavar as superfícies das tábuas de madeira após cortaram a carne ou frango, já que que podem estar contaminados com bactérias.

"A madeira pode ser preferível ao plástico para cortes de carne", diz ele.

"Isso não significa que você pode ser desleixado com a segurança. Isso significa que você pode usar uma placa de corte de madeira, se esse é o tipo que você preferir. Ele certamente não é menos seguro do que o plástico, ao contrário, parece ser mais seguro. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário